Totalmente fora dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros, o Valle d´Aosta é um paraíso para as atividades outdoor tanto no verão quanto no inverno.

Pont - Vale de Valsavarenche
Pont – Vale de Valsavarenche

A região é a menor da Itália e o total de habitantes não passa dos 130 mil. Mas a localização privilegiada no extremo noroeste da Itália, vizinho da França e Suíça, atrai muitos europeus em busca de trilhas, escaladas, ciclismo (MTB e estrada), acampamento e cachoeiras. No inverno, as atividades relacionadas à neve tomam conta e existem diversas estações de esqui espalhadas por todo o lado, afinal, a região toda consiste em um vale principal (onde se encontra a maior cidade, Aosta) e outros vales interconectados, ou seja, está cercada por montanhas alpinas nos 360 graus. Os famosos Mont Blanc (Monte Bianco) e Matterhorn (Monte Cervinio) podem ser vistos de várias partes da região.

Um bom ponto para se hospedar é a cidade de Aosta pois está bem centralizada e dá acesso razoavelmente fácil a todos os atrativos dessa pequena região. Ao lado da estação de trem de Aosta tem o teleférico que leva a Pila (5km via teleférico Pila Ski Sky, ou 20km de carro), um centro esportivo de montanha para o ano todo. No verão, são inúmeras trilhas para hiking e diversas pistas de mountaing bike, incluindo downhill, cross country e free ride (no total são 16 pistas). A qualidade da pista de downhill já fez jus a diversos campeonatos mundiais da modalidade. É possível alugar bicicletas de MTB e eMTB logo na chegada em Pila (ver preços ao final do texto).

Para quem preferir estar o mais dentro da natureza possível, a grande atração do Valle d´Aosta é o Parco Nazionale del Gran Paradiso. É o parque mais antigo da Itália, é enorme e deve ser visitado pois possui paisagens surreais. Não é necessário pagar nada para entrar dentro do parque e por lá existem diversos locais para se hospedar, incluindo refúgios de montanha, campings, hotéis, BnB e estacionamentos para motorhome.

Os dois principais vales do parque são o Valle di Cogne e Valle di Valsavarenche. O primeiro é mais turístico e possui uma estrutura mais preparada (no vilarejo de Cogne você nem imagina que está dentro de um parque nacional pois tem de tudo, inclusive um centrinho comercial). O segundo vale, o Valsavarenche, é bem mais roots e é repleto de atividades outdoor mas que precisam ser exploradas por conta própria. Nada tão complicado, basta passar no escritório de informações turísticas de Degioz e pegar os mapas gratuitos. As trilhas são bem marcadas e existem tanto trilhas de algumas horas quanto travessias de vários dias com pernoite nos refúgios de montanha.

Segue abaixo 2 sugestões de trilhas para poder explorar bem o vale de Valsavarenche e as montanhas ao redor durante o verão:

1- Trilha “Pont – Refúgio Vittorio Emanuele II – Refúgio Chabod – Praviou – Pont” (links para os arquivos de GPS formato GPX desta trilha: dia 1 e dia 2 ):

TRECHO

DETALHES

DISTÂNCIA /

DESNÍVEL

DURAÇÃO

Pont – Ref Vittorio Emanuele II

estacionar o carro em Pont. O estacionamento é grande, gratuito e seguro para o carro pernoitar. 90% da trilha é em subida.
6km/770m
2,5h

Ref Vittorio Emanuele II – Ref Chabod

trilha pelo alto da montanha (~2700m) com visual lindo do vale e da cadeia de montanha do lado oposto.
6km/30m
2,5h

PERNOITE no Refugio Chabod

Refúgio muito bom e completo. Verificar disponibilidade, mas é pouco provável que não haja vaga.
na
na

Ref Chabod – Praviou

100% da trilha em descida de volta ao vale.
6km/-890m
2h

Praviou – Pont

trecho pelo asfalto para retornar ao estacionamento de Pont.
2km/90m
0,5h

TOTAL

7,5h

 

2- Trilha “Pont – Colle Gran Collet – Pont”:

TRECHO

DETALHES

DISTÂNCIA /

DESNÍVEL

DURAÇÃO

Pont – Colle Gran Collet

estacionar o carro em Pont. O estacionamento é grande, gratuito e seguro para o carro pernoitar.
9km/870m
3,0h

PERNOITE no Refúgio Città di Chivasso

Refúgio bem mais simples e menos acolhente. Verificar disponibilidade.
na
na

Colle Gran Collet – Pont

Antes da descida vale a pena dar uma caminhada até os lagos alpinos.
Trajeto de volta é o mesmo da ida.
9km/-870m
2,5h

TOTAL

5,5h

Para os amantes de escalada, existem inúmeros locais disponíveis dentro do parque para escaladas solo e também pode-se organizar saídas mais técnicas e guiadas para o Monte Grivola ou Monte Gran Paradiso a partir dos refúgios de montanha Vittorio Emanuele II e Chabod. Os grupos costumam partir bem cedo, por volta das 4h da manhã.

Existem ainda outros 3 vales dentro do Parco Nazionale del Gran Paradiso que merecem ser conhecidos. O Valle di Rhêmes (divisa com a França), Valle Soana e Valle Orco (divisa com a região do Piemonte). Sendo assim, na hora de programar a viagem não seria um exagero programar pelo menos 1 semana para curtir o parque.

  • Como chegar:

Aosta possui estação de trem que a conecta facilmente à Suiça e à França, mas para poder explorar bem todos os diversos vales da região, a melhor alternativa é o carro. O aeroporto de Turim é o mais próximo (1,5h dirigindo) e tem diversas locadoras de veículos.

  • Links e contatos úteis:

www.lovevda.vda.it (email aosta@turismo.vda.it / tel +39 0165 236627)

www.pila.it/pila-bikeland/

Mapa do Parco Nazionale del Gran Paradiso

Mapa de trilhas do PNGP

Mapa de trilhas MTB de PILA

 

  • Outras experiências na região:

Devido à proximidade com a França e Suíça, o Valle d´Aosta possui uma mescla da cultura e culinária desses países. Além do italiano, o francês também é amplamente falado na região e os pratos saem um pouco do padraozão pizza/massa. Vale a pena provar a Polenta Valdostana com Salsicha.

 

  • Melhor época do ano pra ir:

Atividades o ano todo, específicas para cada estação.

 

  • Outras informações úteis:

Preços médios para aluguel de bikes em Pila (diário): cross country-$30EUR / enduro-$50EUR / free ride-$70EUR / downhill-$90EUR / eMTB-$60EUR).

Contato: +39 347 4110227

 

Na próxima ida à Itália, não deixe de passar por estes vales magníficos!! Se quiser ver mais fotos, clique aqui.

Se quiser receber os próximos conteúdos, se inscreva na newsletter.

Até a próxima!

3M \o/

2 comentários em “Valle d´Aosta – Itália

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s