Cortina é sem dúvida um dos destinos mais populares para quem está em busca de contato com a natureza no norte da Itália.

Localizada na região do Veneto, a cidadezinha se encontra encravada no meio de diversas montanhas épicas para a prática de esportes ao ar livre! Locais como Passo Falzarego, Passo Giau, Lago Misurina, Cinque Torri, Tre Cime di Lavaredo são os mais famosos.

Existem diversos outros locais maravilhosos na região e que não estão no roteiro dos turistas. Por exemplo, não deixe de passar um dia em Malga Ra Stua. No verão, o cenário é sensacional para uma caminhada e um pique nique. O acesso é relativamente fácil. Pode-se chegar de carro ou bicicleta e tem um refúgio bem legal onde se pode almoçar ou mesmo passar a noite.

Fotos dos arredores de Malga Ra Stua

Para conhecer bem a região no verão, reserve pelo menos 5 dias inteiros. Assim, caso chova em algum dia, ainda terão diversos outros para aproveitar as atividades outdoor.

Não se esqueça que o clima nas montanhas é bastante incerto. Tenha sempre na mochila uma blusa impermeável e alguma peça mais quentinha pra colocar por baixo.

Para os amantes de história, principalmente da primeira grande guerra, a região de Cortina foi palco de diversos confrontos entre os Italianos e o Império Austro-Húngaro. Próximo ao Passo Falzarego existe um museu bem interessante que conta tudo daquela época.

Ao lado do museu é possível andar pelas trincheiras e vivenciar como era a vida dos soldados, que passaram vários invernos em guerra. Também é possível avistar a montanha que os italianos explodiram para matar os inimigos que lá estavam escondidos. Pra completar o dia de imersão na primeira guerra, vale a pena pegar o teleférico que sobe no Lagazuoi e visitar um outro museu a céu aberto que existe lá em cima (só funciona no verão).

img_2450
Trincheiras da Primeira Guerra

 

Para quem vai se aventurar pela natureza, o site da cidade oferece bastante informação e os mapas podem ser obtidos nas agências de turismo do centrinho de Cortina.

Existe um mapa para as trilhas de hiking, outro para as trilhas de MTB e outro para as rotas de ciclismo de estrada. Apesar de fornecerem bastante informação, a melhor alternativa é contratar um guia de montanha local. Aí sim a experiência será completa.

A melhor maneira de se locomover pela região é de carro. Apesar de ser possível chegar na cidade de ônibus, o carro vai facilitar muito os deslocamentos no dia a dia.

Segue abaixo algumas ideias para programar seus dias pela região:

Dia 1 Roteiro: Giro dei Cinque Rifugi
Atividade: Ciclismo
Distância: 51km
Ganho de Elevação: 1900m
Duração: 8h (MTB) / 5h (e-MTB)
Nivel: Difícil
arquivo GPS: Giro dei 5 rifugi.gpx

Dia 2 Roteiro: Tre Cime di Lavaredo + Lago Misurina
Atividade: Hiking
Nivel: Leve-Moderado

Dia 3 Roteiro: Lago di Sorapis
Atividade: hiking
Distância: 15km (ida e volta)
Ganho de Elevação: 790m
Nivel: Moderado-Difícil
arquivo GPS: Lago di Sorapis.gpx

Dia 4 Roteiro: Passo Falzarego + Lagazuoi + museu da Primeira Guerra
Atividade: turismo
Nivel: Muito Fácil

Dia 5 Roteiro: Cinque Torri
Atividade: hiking
Nivel: Difícil

Dia 6 Roteiro: Malga Ra Stua
Atividade: Hiking + piquenique
Nivel: Fácil

Dia 7 Roteiro: Rotas ao redor de Cortina d´Ampezzo
Atividade: Ciclismo de estrada
Distância: a depender da rota
Nivel: Difícil

 

O roteiro acima permite intercalar os dias “difíceis” com os “fáceis” para promover uma boa recuperação muscular. Mas sugiro que adeque-o para o seu apetite para os esportes ou às condições meteorológicas.

Para alugar equipamentos esportivos, conte com a equipe da Snow Service. Eles possuem diversos modelos de bicicletas, incluindo Bikes de estrada, MTB Elétricas, MTB alumínio, MTB carbono, MTB full suspension, …. enfim, tem pra todos os bolsos e oferecem um ótimo suporte.

E depois de um dia intenso de esportes, nada melhor que sentar num típico restaurante italiano e saborear aquela pizza com vinho. A recomendação do 3M é o restaurante El Bronsin. Cozinha familiar com preço justíssimo e comida divina. Ele fica uns 300m fora da pracinha central mas vale muito a pena a pequena caminhada.

Veja abaixo algumas fotos inspiradoras de Cortina. Ou clique aqui para acessar o portfolio completo.

É isso aí! Se quiserem mais informações de roteiros em Cortina ou sobre o outros locais no norte da Itália, deixe seu comentário abaixo.

Até a próxima!

3M \o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s